TDAH combinado – tudo o que você precisa saber!
Você quer saber mais sobre o TDAH combinado? Então chegou ao local certo! Se tivéssemos que definir as características da história clínica de um paciente com TDAH, certamente estaríamos falando de uma criança em idade escolar, com dificuldades de aprendizagem e transtorno a nível comportamental geralmente derivados de sua hiperatividade, com consequências a nível académico, social e familiar.
O que é TDAH Combinado?
Contudo, além do diagnóstico do TDAH, é importante conhecer qual tipo se trata. Um dos mais comuns é o TDAH combinado, mas existem outros dois que devem ser estudados.
Portanto, se você quer saber mais sobre o TDAH combinado e os demais tipos de TDAH, continue lendo esse artigo que preparamos para você!
Em primeiro lugar, o que é TDAH? O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um problema neurológico que ocorre durante a infância. Este distúrbio está relacionado com anomalias no desenvolvimento e funcionamento do cérebro.
Mais sobre atenção: Como aprimorar habilidades matemáticas
Na maioria dos casos, existe um componente hereditário.
O TDAH não é causado por necessidades emocionais não atendidas ou problemas psicossociais, embora possa ser exacerbado por esses fatores. Também não há conexão entre o TDAH e a inteligência da pessoa.
Pessoas com TDAH têm dificuldades de atenção e / ou impulsividade e hiperatividade que afetam diferentes esferas de suas vidas (social, escolar e profissional).
Esse distúrbio ocorre com mais frequência em crianças do que em adultos, mas persiste na idade adulta em metade das crianças que o têm.
O TDAH não é mais comum em meninos do que em meninas, mas se manifesta de forma diferente: em geral, os meninos apresentam mais hiperatividade e impulsividade, enquanto as meninas demonstram mais desatenção.
Quais os três tipos de TDAH?
Abaixo estão os 3 tipos de TDAH conhecidos atualmente:
- Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, tipo combinado (TDAH-C) no qual aparecem critérios de desatenção, hiperatividade e impulsividade.
- Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, tipo desatento (TDAH-I) em que predomina a desatenção e apresentam um tempo cognitivo lento com comportamento normal.
- Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, tipo hiperativo-impulsivo (TDAH-HI). Predominância de hiperatividade e impulsividade, geralmente aparece em crianças pré-escolares e é um sinal precoce de risco de desenvolvimento do subtipo combinado.
O que é o TDAH combinado?
O TDAH combinado é um distúrbio neurocomportamental que afeta aproximadamente 2,5% das crianças em idade pré-escolar, 3% das crianças em idade escolar e 1% dos adolescentes.
Como vimos, o TDAH é caracterizado por duas categorias principais de sintomas:
- Falta de atenção, que se refere à dificuldade em prestar atenção e completar cuidadosamente uma determinada tarefa, especialmente em situações que requerem concentração contínua ou esforço mental.
- Hiperatividade-impulsividade, que significa ter um nível muito elevado de atividade e dificuldade em inibir os impulsos. Os sintomas motores da hiperatividade tornam-se menos óbvios na adolescência em comparação com a infância, mas as dificuldades persistem com a inquietação e a impulsividade.
O TDAH combinado é diagnosticado se o número necessário de sintomas de falta de atenção e hiperatividade-impulsividade tiverem estado presentes nos últimos seis meses. Os sintomas da falta de atenção são os seguintes:
- Muitas vezes não presta muita atenção aos detalhes ou comete erros por descuido no trabalho escolar ou outras atividades
- Muitas vezes é difícil para ele manter sua atenção em tarefas ou jogos
- Muitas vezes não parece ouvir quando se fala diretamente
- Muitas vezes não segue as instruções e não consegue terminar o trabalho escolar ou as tarefas domésticas
- Muitas vezes tem dificuldades com a organização
- Muitas vezes evita as tarefas que requerem um esforço mental contínuo
- Muitas vezes é facilmente distraído
Os sintomas de hiperatividade-impulsividade incluem os seguintes:
- Muitas vezes ele se move ou batia nervosamente as mãos ou os pés, ou se contorce em sua cadeira
- Muitas vezes deixa o seu lugar em situações em que se espera que fique sentado
- Muitas vezes corre ou pula em situações onde não é apropriado (os adolescentes podem apenas se sentir inquietos)
- Muitas vezes não pode brincar ou participar de atividades de lazer em silêncio
- Muitas vezes fala excessivamente
- Muitas vezes ele responde impulsivamente antes que a pergunta termine
- Muitas vezes têm problemas para esperar a sua vez
- Muitas vezes interrompe ou se intromete (por exemplo, entra em conversas ou jogos)