O que é Green Card e como conseguir

O Green Card é essencial para quem quer morar nos Estados Unidos, afinal, ele é uma liberação total para viver no país.

Este documento é o visto permanente de imigração, dado pelo governo e as autoridades norte-americanas, que não conta com restrições. Por isso, o governo americano vê com bons olhos os que possuem o Green Card e oferecem suporte a seus portadores.

Com o visto em mãos, é possível também usufruir do que o país oferece, como estudar em boas escolas, contar com mais segurança e conquistar em bons empregos.

Porém, existem algumas certas burocracias para conseguir esse Card, visto as barreiras de imigração dos EUA, que recebem vários estrangeiros todos os anos.

Logo, para atingir esse sonho, é preciso entender como ele funciona, como é feito e como consegui-lo e, por isso, fizemos este texto para que você possa entender mais sobre o Green Card.

O que é Green Card?

 Green Card

Basicamente, um Green Card, também conhecido como US Permanent Resident Card, tem a serventia de um visto de permanência nos EUA.

Ao contrário dos vistos comuns, esse documento não tem quaisquer restrições ou limitações quanto à liberdade que você pode ter no território do país.

Um visto de estudante, por exemplo, não serve caso o portador queira trabalhar nos EUA, além de ter uma validade que acaba logo depois da conclusão do curso.

Já o visto de turismo e trabalho também contam com limitações, que implicam em barreiras caso o portador queira viver no país.

Por isso, alguém que tenha um Green Card em mãos tem total direito de trabalhar, estudar e morar nos EUA sem restrições, além de poder ter os mesmos direitos dos cidadãos americanos.

É preciso lembrar que o cartão tem validade de 10 anos e precisa ser renovado a cada década.

Existem restrições no Green Card?

Sim, mas são apenas algumas, por exemplo, o usuário do Green Card não pode votar, ser candidato à presidência ou concorrer a quaisquer cargos públicos.

Além disso, o portador também não pode ficar mais que 12 meses em um outro país além dos EUA, se não, pode perder o visto, afinal, o documento serve para que a pessoa fixe sua residência no país.

Por último, existem os deveres que a pessoa com o Green Card deve cumprir, como por exemplo, o pagamento de impostos, o respeito às legislações locais, estaduais e federais e o registro obrigatório no Serviço Militar para homens de 15 a 18 anos de idade.

Quem tem direito ao Green Card?

São permitidos a terem Green Cards os residentes permanentes e os próprios cidadãos americanos, porém, poucos sabem que o visto tem quatro categorias. Explicaremos elas abaixo:

Parentesco

Americanos e residentes permanentes que já têm Green Card podem solicitar o visto para sua família, porém, existem algumas restrições para tal.

Cidadãos americanos com mais de 21 anos podem pedir o visto para:

  • Pai e mãe;
  • Cônjuge;
  • Filhos e filhas solteiros ou casados com qualquer idade;
  • Filhos do cônjuge;
  • Irmãos e irmãs.

Residentes permanentes, que já tem o Card, que tenham mais de 21 anos podem solicitar o visto para:

  • Cônjuge
  • Filhos e filhas solteiros de qualquer idade

Inclusive, o portador de Green Card que já vive nos EUA há mais de 5 anos pode solicitar a cidadania e, assim, solicitar o visto para pais e irmãos.

Investimento

O conhecido EB-5 é um dos vistos mais visados por estrangeiros, já que foi feito pelo governo americano para atrair investidores interessados em empreender no país.

Nele, a pessoa tem de investir em áreas e negócios licenciados pelo governo para aquecer a economia do país, em locais estratégicos, que estão gerando poucos empregos.

Trabalho

O visto para trabalho, HB-1 foi feito para os que têm formação acadêmica ou experiência de trabalho que tenha o mesmo peso de experiência que um bacharelado. Se for contratado por uma empresa americana, o estrangeiro poderá ter o direito ao Green Card.

Casamento

O visto de casamento pode ser oferecido aos que casaram com cidadãos americanos, porém, a cerimônia deve ocorrer em solo estadunidense.

Antes disso, é preciso do visto K-1, um tipo de Card para o(a) noivo(a) do(a) cidadão americano, para que ele possa entrar nos EUA para se casar.

Inclusive, se a união durar mais de 3 anos, o estrangeiro casado poderá solicitar a cidadania.

Loteria

Todo ano, o governo americano faz uma espécie de loteria que agracia um determinado grupo de indivíduos com Green Cards.

Para participar, é necessário mandar uma documentação que, quando aprovada, libera-se a participação.

Por fim, se sorteado, o indivíduo e sua família devem arrumar tudo para se mudar em até seis meses.

Tradução de documentos para Green Card

É importante ressaltar aqui que o pedido de Green Card necessita de alguns documentos, que devem passar por tradução juramentada, pois precisam ser adaptados para a língua inglesa, entre os documentos estão:

  • Certidão de nascimento;
  • Passaporte de familiares;
  • Certidão de casamento (se necessário);
  • Antecedentes criminais.

A adaptação precisa passar por um tradutor público registrado na junta comercial do estado onde o serviço será solicitado. Ele traduzirá os documentos e, assim, você poderá solicitar o green card.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.