EMPRÉSTIMOS PARA NEGATIVADOS: É POSSÍVEL FAZER UM EMPRÉSTIMO ESTANDO NEGATIVADO?
Uma situação que tem se tornado até comum nos dias de hoje é ver pessoas com restrições de crédito. Dados mostram que milhões de brasileiros estão com nomes ativos em órgãos como o SPC e SERASA. Além do constrangimento, uma das maiores dificuldades do devedor é ter acesso à algum crédito para fazer pagamentos de dívidas devido à restrição no mercado.
Apesar do grande número de negativados em que o país se encontra nos últimos anos, é possível sim fazer um empréstimos para negativados. Sim, algumas instituições oferecem crédito para pessoas nessa situação.
Hoje existem basicamente 3 tipos empréstimos para negativados:
1. Empréstimo para Negativados – Consignado
Pagamento através da folha de pagamento (se for trabalhador público) ou benefício (se for aposentado ou pensionista). O pagamento do empréstimo é debitado automaticamente, antes do salário ou benefício da pessoa cair na conta;
2. Empréstimo para Negativados – Refinanciar Imóvel
Se a pessoa possui um imóvel já quitado, ele pode ser usado como garantia de empréstimo.
3. Empréstimo para Negativados – Refinanciar veículo
Se já possui automóvel quitado, ele pode ser colocado como garantia para o empréstimo.
Apesar das opções, conseguir esse tipo de crédito não é tão simples. As instituições financeiras são mais cautelosas para permitir empréstimos para negativados e geralmente fornecem crédito com juros mais altos que podem chegar até o dobro dos que são praticados em empréstimos comuns.
A primeira coisa a se fazer antes de adquirir esse tipo de empréstimo é tentar negociar as dívidas diretamente com os credores os quais se está devendo. Esse tipo de negociação pode ser mais vantajoso, pois a possibilidade de se ter desconto e parcelamentos são bem maiores e os juros geralmente são mais baixos.
Se a opção é mesmo fazer um empréstimos para negativados, vale a pena pesquisar e comparar as condições bem como as taxas e juros das instituições financeiras antes de fechar um contrato. Afinal de contas, esse tipo de empréstimo tem a finalidade de auxiliar e não de afundar o negativado em mais dívidas!