Dicas simples para entrar no mercado de programação
Neste artigo, vamos te dar algumas dicas rápidas te ajudarão a entender como funciona o universo da programação. Sem dúvida, será um excelente começo para quem quer ser um desenvolvedor profissional em pouco tempo.
Projetar softwares para computadores e dispositivos móveis é uma habilidade que necessita de dedicação e muito empenho, principalmente se o seu objetivo é se tornar-se um grande profissional.
Sem falar que, a área de tecnologia em programação é cheia de oportunidades para quem deseja começar. Por isso, nós destacamos algumas dicas que vão te ajudar a entrar no mercado de programação.
Estude pelo menos uma hora por dia
Se você não está na área de desenvolvimento, não há problema.
Mesmo que você tenha uma rotina difícil durante a semana, você pode ao menos, reservar uma hora por dia para se dedicar apenas aos seus estudos de programação. E quando eu falo estudo, eu digo: estudar e praticar.
O horário de estudo pode ser antes de ir para o trabalho ou faculdade, no horário de almoço ou uma hora antes de dormir.
Acredite: você aprenderá muito ao longo da semana.
Procure um conteúdo de autoridade
Não pense que você será um desenvolvedor excepcional se continuar a buscar conteúdos aleatórios em sites ou no YouTube.
É fundamental que você siga um conteúdo bem estruturado e de preferência que tenha sido feito por uma autoridade no assunto.
Por exemplo, quando o assunto é PHP, podemos identificar a Danki Code como um excelente curso de desenvolvimento em PHP.
Não tenha medo de cometer alguns erros
Quando se é desenvolvedor, é comum que nossa lógica não esteja perfeita ou, inclusive, que a gente cometa alguns erros durante nosso desenvolvimento.
O mais importante é aprender com nossos próprios erros. Por isso, aceite que você irá errar e aprenda com eles.
Não se limite ao conteúdo que está consumindo
Seguir tutoriais de cursos e livros é fundamental.
Afinal, ter um caminho estruturado é excelente. No entanto, o que realmente te fará pensar como um programador de verdade é procurar novos desafios, além dos já realizados durante o exercício.
É uma excelente maneira de pensar fora da caixa, e assim, aprender mais.
Faça amizade com outros desenvolvedores
É uma maneira de realizar networking e entender quais são as exigências do mercado.
Você poderá trocar muitas experiências com desenvolvedores, principalmente os mais experientes. Você conhecerá a rotina diária, técnicas de codificação e também técnicas de produtividade.
É possível não apenas conhecer as últimas novidades do mercado, mas também saber antecipadamente quais são as oportunidades de emprego ou estágio.
Crie um projeto e divulgue-o na Internet
Se não possui estágio ou emprego para para desenvolver, comece a reproduzir os próprios projetos.
Busque uma ideia que seja razoavelmente complexa de se resolver e a implemente o projeto. Você poderá fazer um portfólio para mostrar para recrutadores.
Caso você não possua alguma ideia, desenvolva um site com painel administrativo. Desta forma, você conseguirá ter um ótimo aprendizado e também conseguir fazer uma boa apresentação do seu projeto.