5 Dicas para cuidar bem do seu carro

Uma boa manutenção do automóvel permite-lhe preservar tanto o seu bom funcionamento como também a sua segurança e, claro, prolongar a sua vida útil e a dos seus componentes. Aqui neste post estão 5 dicas para cuidar bem do seu carro.

Cuidar bem do seu veículo realizando a manutenção preventiva é essencial para garantir uma condução segura, evitar danos frequentes e desgastes irregulares, bem como, permitir que o mesmo funcione com um excelente desempenho.

Portanto, não se pode negligenciar ações simples que fazem a diferença e evitam gastos futuros com reparos. 

Dicas para cuidar bem do seu carro

A seguir, confira algumas das principais dicas para cuidar bem do seu carro:

Respeite a periodicidade das peças de desgaste

Muitas peças do seu carro são chamadas de peças de desgaste, por isso precisam ser substituídas periodicamente. Falamos também de periodicidade: é o intervalo ao fim do qual devem ser trocados.

A boa manutenção do carro passa, portanto, pelo respeito a essas periodicidades e pela substituição regular de filtros, correias, amortecedores ou mesmo elementos do sistema de freios (discos e pastilhas).

A troca de alguns desses elementos é feita no âmbito da revisão geral do seu carro, que deve ser feita anualmente. Seu mecânico também será responsável por drenar seu veículo e verificar as outras peças para garantir que ainda não precisem ser substituídas.

Verifique os níveis de fluidos regularmente

Entre as revisões do seu veículo, não se deve deixar de verificar os níveis de fluidos. Faça você mesmo algumas verificações regulares, incluindo a dos fluidos do seu carro: fluido de freio, óleo do motor, líquido de arrefecimento, etc.

Aconselhamo-lo a verificar os seus níveis uma vez por mês. Para fazer isso, basta usar os medidores sob o capô e verificar se o nível do fluido está entre as graduações.

Essas verificações permitem que você ateste se necessário, mas também detecta vazamentos e intervém o mais rápido possível.

Verifique seus pneus

Os pneus do seu carro também são peças de desgaste, pois devem ser trocados durante a vida útil. No entanto, eles não têm uma periodicidade exata. De fato, pneus de boa qualidade podem durar até 40.000 ou 50.000 quilômetros, mas isso depende das condições climáticas, do ambiente, da direção, etc. Pode ser que precise comprar pneu Continental para trocas antes de atingir essa quilometragem.

Para assegurar a longevidade dos seus pneus e uma aderência ideal, verifique o indicador de desgaste dos seus pneus. A espessura mínima obrigatória da borracha é de 1,6 mm. Além disso, recomendamos que verifique a pressão dos pneus uma vez por mês.

Cuidados com a sua carroceria e janelas

Não negligencie a carroçaria do seu automóvel: em bom estado e limpo, limita a corrosão das peças do veículo. Portanto, vá a um lava-rápido ou compre produtos de limpeza para carro, a fim de proteger sua carroceria.

Aproveite para fazer a manutenção dos seus vidros: pára-brisa, espelhos e vidros. Para isso, utilize produtos específicos que você encontra facilmente em centros automotivos.

Lembre-se de trocar as palhetas do limpador para preservar o pára-brisa. Em média, os limpadores de pára-brisa precisam ser substituídos a cada ano. Quando estão em mau estado, deixam de verter água adequadamente e deixam riscos no pára-brisas.

Por fim, reaja o mais rápido possível em caso de impacto no para-brisa ou nas janelas. De fato, é possível reparar um pequeno impacto localizado fora do campo de visão do motorista. Mas se você esperar, o impacto pode se transformar em uma rachadura e o vidro terá que ser substituído.

Limpe o interior do carro

Por último, não se esqueça que a manutenção da sua viatura não diz respeito apenas ao seu exterior, mas também ao seu interior! Para evitar a proliferação de poeira e ácaros e assim preservar a qualidade do ar do seu carro, limpe também o seu interior regularmente.

Essas são algumas das principais dicas para cuidar bem do seu carro, aproveite-as!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *