Como Funciona Portabilidade de Plano de Saúde

Muitos brasileiros em busca de melhores condições de saúde contrataram planos de saúde nas ultimas décadas. Muitos desses planos são caros e não cobrem algumas das nossas necessidades. Nesse artigo vamos te ensinar como fazer a portabilidade de plano de saúde, para que você consiga um plano com o melhor custo beneficio.
Essa crescente busca por planos de saúde baratos se deu pela falta de abrangência, eficiência e qualidade dos serviços públicos de saúde. Ademais, a presença de diversas empresas no ramo de saúde privada, e coberturas mais eficientes fizeram com que as pessoas se sentissem mais seguras caso precisem dos serviços.
O que é Portabilidade de Plano de Saúde?
A portabilidade de plano de saúde é quando você decide mudar de plano, seja para um com maiores coberturas ou mais barato. Ademais, essa troca ocorre sem tempo de carência, que quer dizer que logo que houver a troca você imediatamente estará coberto pelo novo plano.
Quando falamos de carência em planos de saúde, estamos nos referindo ao um período que o cliente fica sem acesso as coberturas do plano. Esse período ocorre a partir do momento de contratação e sua duração varia dependendo do contrato.
Esses prazos variam de 24 horas para urgências, e até seis meses para exames e consultas. Contudo, ao declarar doença ou lesão já existente o cliente adquire uma Cobertura Parcial Temporária.
Essa cobertura da direito a cirurgias e procedimentos muito complexos, para essas condições pré-existentes. Aliás, essa cobertura pode se estender por até dois anos. Ademais, a portabilidade pode ser adquirida pela mesma empresa prestadora de serviços ou por outra.
Há também apenas a alteração de planos, por exemplo, individual para familiar, ou para coletivo, ou empresarial. Contudo, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), faz alguma exigência quanto a portabilidade de plano de saúde.
Vantagens e diferenças da portabilidade do plano de saúde!
Dentre as principais vantagens de se fazer esse processo de portabilidade do plano de saúde está à falta do período de carências. O que deixa o cliente assegurado dos serviços, independentemente do tempo em que adquiriu o plano.
Há também quem confunda portabilidade com migração e adaptação que são coisas diferentes. A portabilidade ocorre, quando o cliente decide mudar de empresa ou de plano contratados.
Já a migração é quando o cliente assina outro contrato com a mesma empresa, para um novo plano, mas com coberturas iguais ao atual. Geralmente ocorre apenas uma troca de nome dos planos. Aliás, nessa modalidade não a tempo de carência.
Contudo, na adaptação o corre a troca de contratos, mas o novo contrato amplia as coberturas do cliente, seguindo as especificas da ANS. Nesse caso também não há necessidade de cumprir tempo de carência.
Como fazer a portabilidade de um plano de saúde?
Para iniciar o processo de portabilidade é imprescindível que você se encaixe nos requisitos a seguir:
- Seu plano ter sido contratado a partir de 1999
- O prazo de carência já deve ter sido cumprido
- O tempo de contrato já deve ter mais de dois anos
- Se o seu plano for classificado como CPT a permanecia no plano deve se estender a três anos.
Se você cumprir os itens acima, o próximo passo é consultar o guia da ANS, e encontrar um plano compatível com o seu. Ademais, entre em contato com a empresa prestadora do serviço e solicite uma proposta.
Reúna os documentos necessários e comprobatórios listados. Após assinada a proposta deverá ser encaminhada a empresa que terá 20 dias para emitir parecer aceitando ou negando o pedido de portabilidade.
Conclusão – Portabilidade de Plano de Saúde
Como vimos fazer portabilidade de plano de saúde não é tão complicado como parece e ainda traz o benefício de nos manter assegurados durante o processo. A saúde é indispensável para a nossa vida, portanto investir em planos de saúde tem apresentado um ótimo custo beneficio.
Aliás, converse com a empresa contratado e descubra planos novos que se adequem melhor a suas condições. Veja os requisitos necessários e peça a sua portabilidade.
Gostaria que mais pessoas se beneficiassem deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.