Como estudar para provas: Com mapeamento mental

Para os alunos ,o período de prova é sempre assustador e de muito nervosismo. E por esse motivo o mapeamento mental pode te ajudar a ter um impacto realmente positivo nas informações que você aprende e retém. Com essas dicas que separamos você vai ter o melhor desempenho e sem estresse.

Vamos as dicas para estudar para provas com o mapeamento mental.

Use seu tempo de estudo de maneira eficaz

Saber administrar seu tempo com eficácia é a chave para estudar com sucesso. Para garantir que cada assunto receba a atenção de que precisa, mapeie um cronograma de revisão. 

Usar um mapa mental para fazer isso fornecerá uma visão geral clara do seu plano de revisão. Ao escolher cores específicas para categorizar diferentes assuntos, você pode colocar ordem em seu cronograma de revisão e se sentir confiante de que cobriu todos os assuntos.

Separe seus estudos por assuntos

Em vez de escrever resmas de notas lineares, crie um mapa mental para cada assunto que você precisa revisar. 

Adicione uma ideia central para representar cada assunto e, em seguida, desenhe ramificações principais para representar as informações, fatos e números que você precisa lembrar. 

Um mapa mental usa uma palavra-chave ou frase por ramo, permitindo que você condensar aulas ou palestras inteiras em uma folha, para que todas as suas notas fiquem juntas. Ter um recurso visual claro para consultar facilita o gerenciamento de grandes quantidades de notas, permitindo que você veja rapidamente as conexões entre tópicos, fatos e ideias.

Acelere suas anotações

Use mapas mentais para fazer anotações durante suas aulas e evite ter que vasculhar pilhas de anotações antigas durante o período de revisão. Enquanto seus colegas rabiscam furiosamente tudo o que o professor diz, lance ideias usando palavras-chave únicas em seu mapa mental. 

Seu mapa claramente estruturado fará muito mais sentido do que linhas ilegíveis de rabiscos quando você voltar a eles mais tarde. Quando a prova chegar, consulte suas anotações no Mapa Mental para refrescar sua memória de cada aula em nenhum momento.

Cuidado com a lacuna

Mapas mentais permitem que você se aprofunde em cada aspecto de sua revisão usando ramificações filho irradiadas. Com todas as suas notas de revisão claramente mapeadas, você pode identificar visualmente quaisquer lacunas em seu conhecimento. 

Basta procurar as partes mais vazias de seu mapa mental e você saberá onde precisa concentrar mais tempo e esforço em sua revisão.

Conforme sua revisão estiver em andamento, você começará a adicionar mais ramificações aos seus Mapas Mentais.

Aumente seu engajamento

A natureza visual do Mapa mental promove uma melhor compreensão e envolvimento. Além disso, os mapas mentais têm o poder de transmitir muito mais informações do que uma palavra, frase ou até mesmo um ensaio. 

As cores, símbolos, imagens e estrutura orgânica apelam para a forma como o cérebro gosta naturalmente de trabalhar. Mapas mentais são, na verdade, uma imagem em si; eles são uma imagem colorida de suas notas de revisão. 

Seu cérebro pode processar as informações em um mapa mental muito mais rápido do que notas lineares, aumentando a eficiência de sua revisão e sua capacidade de relembrar seus tópicos.

Teste seus conhecimentos

Para verificar se você dominou seus assuntos, crie um novo Mapa Mental com apenas os ramos do tópico principal e, em seguida, tente preencher o resto de memória. 

O ato de mapear a mente usando palavras-chave, cores e imagens vincula o visual com o lógico, aumentando assim a associação, a imaginação e a criatividade – tornando-se a ferramenta perfeita para melhorar a memória. Você deve descobrir que se lembrou de mais coisas do que esperava e manteve as conexões entre as ideias – o que é ideal para responder a perguntas aprofundadas das provas.

Conclusão 

Usando o mapeamento mental quando for estudar para fazer uma boa redação do enem ou provas, você irá facilitar o seu aprendizado e evitar aquele desgaste na hora dos estudos.

Ficou com dúvidas ou tem sugestões de novos temas? Deixe aqui seus comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.