Como aprender química

Química pode ser um assunto difícil de aprender, especialmente se você não estiver estudando essa ciência complicada da maneira certa. 

Embora não existam atalhos secretos para ajudá-lo a dominar Química da noite para o dia, você pode tornar mais fácil estudar se for da maneira certa. Depois de saber as melhores maneiras de gastar seu tempo de estudo e se preparar para as aulas, você pode se concentrar em entender melhor os conceitos.

Continue lendo para aprender química de maneira mais fácil e conseguir compreender a tabela periódica.

Recapitule matemática

Haverá uma série de fórmulas e equações que você precisará resolver para aprender química. Se você não consegue se lembrar como resolver registros ou equações quadráticas, é uma boa ideia revisar alguns problemas de álgebra. Eles o ajudarão a resolver problemas semelhantes em seu curso de química. Alguns dos conceitos de correspondência com os quais você deve se familiarizar incluem:

  • Equações algébricas
  • Expoentes 
  • Números negativos 
  • Frações

Aprenda a ler e compreender a tabela periódica 

Aprender os elementos é essencial para o sucesso na química. Assim como você lutaria com a matemática se não soubesse a diferença entre os números, é vital aprender a ler e entender o que está na tabela periódica. Você também precisará entender como funcionam as tendências da tabela periódica para aprender conceitos mais complexos em química. Isso incluem: 

  • Raio atômico
  • Afinidade de elétron
  • Energia de ionização.
  • Eletronegatividade

Estude todos os conceitos básicos e aprenda a resolver problemas

Isso começaria com a compreensão do sistema métrico, do método científico, da nomenclatura química e da estrutura atômica. A razão pela qual muitas pessoas acham a química difícil é que elas não entendem completamente esses conceitos fundamentais antes de tentarem estudar assuntos mais avançados.

Muitos dos conceitos fundamentais da química podem ser aprendidos por meio de sites de universidades que fornecem materiais de aprendizagem gratuitamente.

Faça flashcards 

Sempre que você aprender uma nova palavra ou conceito, faça um flashcard para ele. Isso é ótimo para a tabela periódica e também para muitos outros princípios. Leia os flashcards várias vezes por semana para manter as informações frescas em sua mente.

Leia livros 

Não vá atrás de um livro porque parece um texto mais fácil. Você pode sentir que aprendeu química sem realmente compreender os princípios essenciais. Para encontrar um bom livro, dê uma olhada em algumas livrarias universitárias e veja quais textos seus professores preferem.

Faça perguntas para si mesmo sobre as fórmulas 

Ao aprender uma nova fórmula, faça a si mesmo perguntas para ter certeza de que entendeu o conceito. Memorizar as fórmulas não ajudará você a aplicá-las adequadamente durante os exames ou provas.

  • Que sistema ou mudança esta fórmula descreve?
  • O que significam as variáveis ​​e quais são suas unidades? (As unidades podem ajudá-lo a entender o que você precisa fazer a seguir.)
  • Quando e como essa fórmula deve ser aplicada?
  • Qual é o significado?

Faça experiências 

Ter a chance de criar fisicamente os conceitos abstratos da química em um laboratório ajudará a construir um entendimento mais sólido. Algumas pessoas descobrirão que é mais fácil entender a lição quando estão fazendo isso, em vez de ler sobre ela.

Estude pelo menos uma hora por dia 

Revisar seus materiais diariamente ajudará a solidificar seu conhecimento. Estudar por menos tempo todos os dias durante uma semana lhe dará melhores resultados do que estudar o dia inteiro antes de um teste.

  • Assim como os atletas praticam seu esporte todos os dias para melhorar, você deve fazer o mesmo para aprender e melhorar em química.
  • Os conceitos de química são construídos uns sobre os outros, portanto, se você não entender totalmente um conceito, não entenderá outros conceitos que se baseiam nesse conceito.

Conclusão

Com essas dicas aprender química vai ser mais fácil, prático e ainda vai se tornar um prazer estudar. Então agora é com você, coloque todas as dicas em prática e depois venham me contar. 

Ficou com dúvidas ou tem novas sugestões de temas? Deixe abaixo nos comentários que sempre respondemos.

Imagem sugerida: https://www.pexels.com/photo/crop-ethnic-clever-student-writing-formula-after-analysis-of-molecule-model-in-university-3825572/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.