Seu cachorro fala com você? A ciência diz sim!

Gestos faciais de cães, como levantar as sobrancelhas e abrir muito os olhos, são usados para se comunicar com humanos, confirma pesquisas recentes…

sistema para veterinaria

Você está entre aqueles que pensam que os cães só precisam falar? Pois a ciência forneceu algumas razões convincentes para apoiar essa crença. “Os cães fazem muitos gestos faciais com o único propósito de se comunicar conosco”, conclui um recente estudo publicado na Nature.

Mas como os cães usam seus rostos para se relacionar com as pessoas? Qual é o gesto que mais se repete quando tentam dizer alguma coisa? E o contrário: os cães também escutam ativamente quando alguém fala com eles ? Aqui estão todas as respostas para estas questões interessantes.

  • Visite também o site do Nuvem Vet. Sistema para gestão de clinica veterinária: Sistema veterinario.

Os cachorros nos falam

Você acha que seu cachorro só precisa conversar ? Bem, se assim for, a ciência forneceu algumas razões convincentes para apoiar essa suspeita. “Os cães usam mais expressões faciais quando os humanos olham para eles em uma tentativa clara de se comunicar conosco”, diz a psicóloga especializada em etologia animal, Juliane Kaminski .

O estudo, conduzido por pesquisadores no Centro de Conhecimento Canino da Universidade de Portsmouth (Reino Unido), parece ter encontrado pistas suficientes para mostrar que as expressões faciais dos cães são muito mais do que mera evidência científica e expressão emocional.

“Os cães são sensíveis ao cuidado de pessoas, e gestos faciais aparecem ser usados para se comunicar com seus donos, portanto, eles são muito mais do que respostas simples para um sentimento de tristeza ou alegria, como pensamos até agora” acrescenta Kaminski, coordenador da pesquisa ‘atenção humana afeta expressões faciais de cães domésticos’, cujos resultados acabam de ser publicados na revista cientítica Nature

Como os cachorros falam conosco? Com esse olhar irresistível canino

Os cientistas estudaram as reações e expressões faciais de um total de 24 cães de diferentes raças, com idades entre 1 e 12 anos. Todos eles vivem com as famílias, por isso estão habituados a interagir diariamente com as pessoas.

O que descobram? Os pesquisadores descobriram que existem certos gestos faciais que os cães repetem e usam frequentemente quando querem se comunicar com as pessoas. E qual é a expressão facial mais usada quando tentam abordar seus humanos? O gesto por excelência é o levantamento da sobrancelha canina, também conhecida como “colocar olhos caninos” , e cujo resultado visível é um aparente aumento no tamanho dos olhos.

O fato de as pessoas reagirem a essas expressões reforça que o cão recorre a elas quando tenta se comunicar. E o que acontece quando um amigo peludo coloca “olhos de cachorro”? “Esse gesto facial canino tende a ter uma resposta quase imediata de empatia nas pessoas”, acrescenta o psicólogo Kaminski. Em outras palavras, aquele olhar capta a atenção do ser humano, que também reage positivamente a ele.

Você é dono de uma clinica veterinária é precisa e ajuda para administrar seu negocio? Conheça o Nuvem Vet, sistema para Sistema clinica veterinaria.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *