Pros e contras de contratar um seguro de automóvel

Que o seguro auto é importante todo mundo já sabe, mas, existem prós e contras quando o assunto é esse. Embora seja importante, nem sempre vale a pena. Se você tem pensado desse jeito, mas vê que muitos discordam de você, saiba que não está errado. Só precisa aprender a pesar os fatores e verificar qual é a melhor saída no seu caso.

Confira mais sobre seguro automotivo clicando no link!

E foi pensando nisso que resolvemos te ajudar. Confira a seguir os principais prós e contras de contratar um seguro de automóvel e veja se esse serviço compensa para você!

Prós e contras de contratar um seguro de automóvel

Para tudo na vida existem prós e contras, mas isso fica claro principalmente quando se fala em contratações. Isso porque elas envolvem uma série de aspectos, sendo o principal deles o dinheiro, e todo mundo sabe que seguro auto nunca são baratos, não é mesmo?

Ter um carro não é barato! Principalmente no Brasil, e é por isso que as pessoas ficam tão preocupadas em contratar um seguro. Mas visto que isso seria um investimento e tanto, é necessário ter certeza de que isso valeria a pena.

Preço

O preço do seguro definitivamente é um dos “contras”. Eles costumam ser bem caros, principalmente se o carro for muito antigo ou um lançamento. O ideal é que o indivíduo, se busca economizar a todo custo, adquira um veículo não muito velho nem muito novo, e, assim, possa contar com uma apólice bem na média.

Tranquilidade

Uma das vantagens proporcionadas pelo seguro auto é a tranquilidade. Todo mundo que tem carro sabe que não existe momento certo para que ele apresente falhas.

Por isso, é bom contar com um serviço de seguro, porque sempre que o carro dá problema, tudo o que você tem a fazer é contatar a empresa contratada e informar a falha. Assim, eles lhe enviarão ajuda, que pode ser um mecânico, chaveiro, guincho etc.

Reembolso

Se existe um caso no qual não vale a pena contratar um seguro de automóvel é quando o valor do reembolso, em caso de perdas do veículo, não compense para você, levando em conta quanto vale seu carro.

Por isso, confira os preços de várias seguradoras, e consulte o valor do reembolso caso algo aconteça com o seu automóvel. Se valer a pena, então efetive a contratação.

Desconto para renovação

Outro critério para verificar se existe vantagem em contratar um seguro auto é descobrir se a seguradora oferece desconto para clientes que renovam o seguro.

Se você usa os serviços de uma determinada seguradora há algum tempo, então é natural que queira desconto quando renova o contrato. Isso também é uma forma da seguradora demonstrar que valoriza sua participação como cliente.

Danos contra terceiros

Essa cobertura é uma das mais comuns, mas ela só é uma vantagem para pessoas que dirigem com muita frequência.

Quem deixa o carro na garagem a maior parte do tempo não tem tanta necessidade de realizar a contratação dessa cobertura, mesmo porque estará muito menos propício a ter o veículo danificado.

Carro muito antigo

Uma grande desvantagem na contratação do seguro é quando o seu automóvel é antigo. Isso encarece muito a apólice, portanto, se você tem um carro extremamente antigo, não vale a pena a contratação do seguro.

Atendimento rápido

Uma das grandes vantagens de poder contar com o seguro é que qualquer problema que você tem com seu carro é resolvido em pouco tempo.

Você também vai achar interessante:

Isso é ótimo para pessoas que usam seus carros como instrumento de trabalho, por exemplo, porque nada melhor do que conseguir seu carro de volta em pouco tempo quando ele dá problema, se ele é sua principal fonte de renda.

No entanto, existem aqueles que, embora não usem o carro como instrumento de trabalho, utilizam seu veículo todos os dias, para realizar as tarefas do dia. Nesse caso, o seguro se faz útil da mesma forma, para fazer com que você possa usar seu carro assim que possível.

Agora você já conhece os prós e os contras de contratar um seguro de automóvel. Analise bem, veja o que compensa para você ou não, e, então, decida se você realmente precisa desse serviço. Para mais informações sobre o assunto, acesse o Portal Meu Seguro Auto e confira o conteúdo exclusivo voltado para o tema seguros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *