Porque e como criar uma persona para seu blog

O que é uma persona?

Uma persona, basicamente, é um personagem criado pelos responsáveis pela criação de algum tipo de conteúdo de um blog ou mídia social para simular um cliente real e aumentar – talvez aumentar MUITO – as taxas de aceitação, leads e até de conversão de um determinado produto/conteúdo.

Quando se está a desenvolver um conteúdo, é muito interessante criar uma persona com as características típicas do seu público-alvo, otimizando assim este conteúdo e melhorando seus resultados.

Você ainda não tem um blog, deseja criar um mas não sabe como? Então leia: Ebook: Como criar um blog do zero

Por que criar uma persona?

Justamente porque isto vai lhe auxiliar – e muito – no desenvolvimento de conteúdo de qualidade para seu blog. Você vai conseguir descobrir aquilo que os seus visitantes estão procurando e direcionar este conteúdo a eles. As probabilidades de acertar mais com seu público-alvo através desta estratégia são incrivelmente altas, vale a pena tentar!

Como criar uma persona?

Nesta área do post vou lhes ensinar a criar a persona para seu empreendimento. As dicas a seguir foram retiradas do curso mude sua rotina, onde autor Breno ensina como criar uma persona para ganhar dinheiro através das redes sociais via celular.

Coletando informações relevantes

Reúna características físicas e mentais (psicológicas) do seu público-alvo;
Analise o tipo de conteúdo (vídeo, imagem, texto etc.) e o assunto que mais lhe interessam;

  • Procure saber os horários de pico em que a maioria dos seus clientes/leitores estão online para consumir seu conteúdo;
  • Qual o nicho que estas pessoas gostam e querem consumir conteúdo?
  • Gênero sexual e idade dessas pessoas;
  • Preocupações e inspirações;
  • Quais sites minha audiência costuma visitar?
  • Meu público-alvo está concentrado em quais redes sociais?
  • Dependendo do seu nicho de mercado, coletar mais informações que as citadas acima é interessante.

Estas informações são muito importantes para criar a sua persona, definir a personalidade e criar estratégias para melhorar seus resultados.

Você precisa saber o que estas pessoas estão procurando no seu mercado de atuação, para planejar a persona mais coerente possível com o perfil do seu público e acertar no conteúdo.

Reunindo as informações para criar a persona
Após coletar todas as informações acima, vamos reuni-las para detalhar o perfil do nosso potencial cliente.

  • Defina um nome para sua persona, caso seja de mais de um gênero, é considerável criar uma para cada gênero;
  • Defina quais produtos/serviços ela precisa;
  • Qual a renda e a quantia disponível que podem pagar por seu produto/serviço;
  • Quanto tempo passam na frente do computador por dia (qual parte deste tempo é reservada para estudar? E para trabalhar? E para lazer?);

Enfim, existem infinitas coisas para se adicionar a uma persona, nesta parte você tem que pôr sua criatividade em prática e criar um personagem de acordo com as necessidades do seu blog.

Conclusão

Depois de saber o que é e porque é importante ter uma persona para seu blog, deixo uma dica: se possível, transforme estes dados em um infográfico, irá facilitar o seu entendimento e o entendimento alheio, caso você resolva mostrar para outras pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *