Por que seu site deve ser responsivo?

Atualmente, ter um site responsivo vai além de uma estratégia para se destacar no mundo virtual. É uma questão de necessidade.

Isso porque o número de dispositivos móveis cresce exponencialmente em todo o mundo. 

Só o Brasil já conta com dois aparelhos digitais por habitante e mais de 230 milhões de smartphones, segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV – SP).

Além disso, mais de 71 milhões de brasileiros acessam a internet somente pelos celulares.

Por isso, desconsiderar a presença de dispositivos móveis como canais de acesso é algo extremamente prejudicial para as páginas da web, em especial, para sites comerciais.

Diante desse cenário, resolvemos apresentar o porquê seu site deve ser responsivo.

Quer saber mais? Então, acompanhe a leitura!

Mas, afinal, o que é um site responsivo?

Imagine que você está procurando uma creche para idoso na internet, com a intenção de obter mais informações sobre os estabelecimentos disponíveis na sua cidade. Em um deles, você conseguiu acesso fácil pelo celular, com uma navegação fluida e rápida.

Em outro, a disposição dos elementos dificultou a leitura, além de ter imagens pesadas de difícil carregamento.

Na situação retratada acima, qual seria o site que você passaria mais tempo? Com certeza, o primeiro.

É justamente essa ideia que rodeia os demais usuários, especialmente quando utilizam a internet pelos dispositivos móveis. Daí a importância de ter um site responsivo.

A responsividade diz respeito à construção inteligente de uma página web, que é projetada e adaptada para qualquer tipo de resolução (telas maiores e menores), sem distorções dos elementos do site.

Para isso, usamos o design responsivo, que identifica a largura de cada aparelho e, assim, consegue determinar a quantidade de espaço que pode ser aproveitado, ajustando os tamanhos das imagens, das fontes, entre outros. Tudo isso, sem perder a qualidade.

Quer dizer que, ao entrar em um site responsivo de buffet de massas italianas, você consegue visualizar as fotos dos pratos, bem como navegar pela página facilmente, mesmo em um celular de tela pequena.

E quais as vantagens de ter um site responsivo?

Agora que você já entendeu como o site responsivo funciona, está na hora de saber o porquê da necessidade de investir nesse tipo de tecnologia.

Em primeiro lugar, vale reiterar, novamente, a quantidade de dispositivos móveis no mundo. Fora o número de pessoas que usam somente os smartphones para ter acesso à internet.

Mas, temos outros pontos positivos da responsividade. Confira abaixo!

1 – Melhora a experiência do usuário

Quando procuramos por algo on-line, como um piso laminado de madeira, queremos ser bem informados e ter uma boa experiência de busca. 

O site responsivo proporciona justamente isso, já que oferece conforto durante a navegabilidade do usuário.

Para as empresas, isso é ótimo, uma vez que a experiência do cliente influencia na tomada de decisão, aumentando as chances de venda.

Entre outras questões relacionadas à experiência, temos:

  • Aumento no número de leads (potenciais clientes);
  • Maior reconhecimento no mundo digital;
  • Menor taxa de desistência (usuário permanece no site);
  • Crescimento no número de clientes satisfeitos.

Vale dizer que, a experiência positiva é responsável pela conversão de 67% em vendas de produtos ou serviços.

2 – Melhora o rankeamento no Google

Pare por um minuto e pense: se você está buscando por envelopamento automotivo prata, onde fará a busca na internet? É bem provável que seja no Google.

Afinal de contas, o buscador é considerado um dos gigantes da internet, com o processamento de milhões de pesquisas todos os dias.

Cerca de 93% dos usuários busca encontrar algo pelo Google. Portanto, é fundamental que você esteja entre os primeiros resultados.

Com um site responsivo a sua classificação fica muito melhor, já que o algoritmo do Google leva em consideração a experiência do internauta, inclusive quanto à navegabilidade em uma página da web.

3 – Aumento nas vendas

O aumento nas vendas está diretamente relacionado com os outros pontos citados acima.

Afinal, se temos uma boa experiência e reconhecimento no Google, ganhamos a confiança do público, que se sente mais seguro em fechar negócio.

Para os sites corporativos e lojas virtuais, isso é ótimo, visto que o aumento de vendas proporciona maior lucratividade e rentabilidade.

Conclusão

Há muitas outras vantagens em ter um site responsivo. Por isso, se você ainda não adaptou a sua página web, coloque isso em prática o mais rápido possível.

O número de aparelhos mobile só tende a crescer e, diante disso, dá para entender a importância da responsividade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *