Por que os funcionários da Netflix têm férias ilimitadas

A falta de férias  é prejudicial para a saúde mental, enquanto o tempo de lazer e as viagens, descanso e relaxamento têm efeitos extremamente positivos no corpo.

No que diz respeito estes dias que todos os trabalhadores têm direito,  as empresas têm tomado várias decisões : alguns dotar os seus empregados mais decisão – tomada de potência e horário flexível, muitos continuam a promover a cultura do presenteísmo ou forçar os funcionários a estar disponível durante as férias e outros, como Netflix, eles  deram um passo adiante, permitindo férias “ilimitadas” para seus funcionários .

Desde 2004, os funcionários da empresa de streaming de sucesso têm a liberdade de decidir quando aparecer para o trabalho, quando selecionar seus dias de folga e quanto tempo eles têm para dedicar a cada projeto para entregá-lo dentro dos limites previamente definidos.

Precisamente, a flexibilidade está diretamente relacionada à responsabilidade, já que capacitar os funcionários para tomar suas próprias decisões  persegue o desempenho ideal, o que se reflete em resultados de alta qualidade nas avaliações de desempenho.

Como destacado pelo Fórum Econômico Mundial, na empresa de conteúdo televisivo, a prioridade é de resultados e produtividade.

Para alcançá-los, a autonomia de cada colaborador promove uma cultura corporativa baseada na responsabilidade e não na obediência e na rigidez dos códigos, permitindo que o esquema tradicional seja alterado para que cada um gere seus próprios projetos.

É a porta para a chamada economia da participação , protegida pelo trabalho colaborativo e descentralizado, onde o valor de um trabalhador não é medido pela quantidade de horas gastas coladas à cadeira do escritório.

O início desta nova política de férias no Netflix  veio dos próprios trabalhadores, que falaram com os executivos  dizendo o seguinte:  “Nós nunca mediu o tempo que investir na empresa depois de horas, como escritório respondendo e-mails ou fins de trabalho semana, então por que temos que medir em cada passo como usamos nosso tempo no escritório? “

Políticas estritas de férias reduzem a criatividade e a produtividade dos trabalhadores, enquanto maior liberdade e autonomia são os melhores mecanismos de motivação para gerar um bom desempenho. Algumas das  empresas pioneiras em férias ilimitadas  são a brasileira Semco, que vem operando com uma política de férias liberais há 30 anos, ou a Virgin, empresa de Richard Branson.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *