O que faz um Web Designer

Muito tem se falado sobre a profissão de Web Designer, e se realmente vale a pena investir em treinamentos para construir uma carreira nesta área.

Se você é uma pessoa criativa, gosta de Internet e gosta da beleza e estética de sites na Internet, e se a área técnica te traz curiosidade, talvez este seja um forte indicativo que Web Designer seja a profissão ideal para você.

Se você quer ser responsável pela aparência e a funcionalidade de websites, talvez seja hora de decidir se tornar um web designer.

Como iremos falar mais a frente dentro deste artigo, a área de web design possui diversos benefícios, um deles é a possibilidade de trabalhar remotamente de sua casa ou do seu escritório próprio.

O que é Web Design?

O que fazem os Web Designers e como trabalham
O que fazem os Web Designers

Web Design é uma área responsável pela criação de sites, precisamente responsáveis pela estética e usabilidade em sites, extensão da área de design gráfico. São profissionais extremamente dedicados a experiência de usuário.

O escopo do projeto será dependente de problemas de comunicação de um cliente quer resolver ou o status atual de um site da empresa. Algumas outras responsabilidades incluem:

  • O uso adequado de tecnologias para a funcionalidade do site;
  • A concepção de elementos de navegação;
  • Traduzir as necessidades dos clientes e usuários;
  • Transformando a marca em gráficos, cores, layout e fontes;
  • Utilizam HTML e CSS para codificar layout de site
  • Apresentação de conteúdo
  • Atualizar o site, conforme necessário

Como se tornar um web designer

Alguns web designers são auto ditadas: compram livros, treinamentos, observam o código-fonte de sites e aprendem técnicas por conta própria.

Existem atualmente treinamentos específicos que auxiliam não apenas profissionais da Web, mas também qualquer profissional de design gráfico, por exemplo a Escola Design. Muitos constroem seu portfólio próprio, tendo em projetos próprios ou para as pessoas que eles conhecem.

Normalmente, os web designers cursam áreas ligadas a tecnologia da informação.

Web design e arquitetura da informação

Outro ponto, que é o objetivo de todo web design é tornar a experiência de usuário mais simples e intuitiva possível, disciplina conhecida como usabilidade.

  • Relacionar o conteúdo a ser exibido para o usuário;
  • Organizar o conteúdo em áreas;
  • Definir a importância para cada área de acordo com o público-alvo;
  • Montar a arquitetura correta de acordo com a prioridade dos conteúdos

Conclusão

A profissão de Web Design está em alta no mercado de tecnologia. Com uma demanda cada vez maior, profissionais de web estão cada vez mais requisitados no mercado.

Como você encontrou no artigo, um bom webdesigner precisa ter noções de front-end, como HTML, CSS e JavaScript.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *