O que considerar ao escolher um plano de saúde para idosos

Nessa fase da vida é preciso ter ainda mais cuidado, o momento de escolher um plano de saúde é muito importante, pois precisamos optar pelo que melhor se enquadre diante das necessidades. Saiba o que considerar ao escolher um plano de saúde para idosos.

Analise as reais necessidades

Antes de contratar um plano é necessário analisar as necessidades do idoso, observando o atual estado de saúde e as doenças que são preexistentes, como exemplo, hipertensão arterial, além disso, o uso dos medicamentos, quais os últimos exames ou procedimentos realizados e o tempo no qual o mesmo fora hospitalizado.

Pesquise sobre as principais coberturas

Pesquisar quais são as principais coberturas do plano de saúde para idosos é de total importância. Qualquer plano deve ter ao menos a cobertura ambulatorial para realização dos exames, consultas e tratamentos. Cobertura em casos de internação, consultas com odontologista e referência (enfermaria, atendimento ambulatorial e outros).

Ter um plano com atendimento ambulatório é imprescindível para que o acompanhamento de rotina possa ser realizado, além do atendimento hospitalar para possíveis cirurgias. A parte do tratamento odontológico pode ser um diferencial.

Carência

O tempo de carência para poder utilizar os serviços deve ser apresentado ao contratante. De acordo com a lei brasileira, os planos têm até 24 horas para realização dos procedimentos que exigem urgência e até 24 meses para o tratamento das condições preexistentes. Mas, há planos que oferecem períodos menores.

Pagamento – Fator moderador

Há planos que disponibilizam o pagamento da mensalidade com um valor mais baixo, devido ao fator moderador, o qual consiste no pagamento de uma porcentagem dos valores cobrados pelos procedimentos e consultas. Para quem tem doenças crônicas, esse pode ser um ponto interessante, devido a alta frequência nas consultas médicas.

Oferta de serviços a domicílio

Alguns dos planos de saúde para idosos também tem essa opção para os que possuem dificuldades para se locomover, idade avançada e outros.

Esse tipo de serviço conta com as orientações em relação aos cuidados que devem ser realizados após alta do hospital e diagnóstico. O plano atuará como um Home Care, o qual oferece serviços ambulatoriais em casa.

Descontos e serviços

Os planos de saúde para idosos vivem em competição no mercado, por esse motivo podemos encontrar descontos e serviços atrativos, como exemplo, desconto na compra de remédios, equipamentos hospitalares, cadeiras de roda, academias, lojas que comercializam produtos naturais, farmácias e diversos outros.

Considerando o valor gasto nessa fase da vida, os descontos, mesmo que de 10%, por exemplo, podem fazer uma enorme diferença ao longo do tempo, contribuindo para aliviar a sua situação financeira diante dos gastos com remédios e procedimentos médicos. Além disso, ainda facilitam o acesso para prática de exercícios físicos, o que melhorar muito a saúde, como é no caso dos descontos em academias.

Escolher o plano de saúde para idosos ideal deve ser uma escolha bem pensada e analisada, pois temos que contratar os melhores e mais completos serviços, o qual nos proporcione um ótimo custo-benefício diante das necessidades do idoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *