Hospedagem de site: Quais são os principais fatores na hora de escolher uma?

Saiba como escolher uma hospedagem para seu site

Escolher um servidor de hospedagem de site não é tão simples como pode parecer. Nesse texto, vamos lhe ajudar a entender quais são os principais fatores a considerar na hora de escolher um plano de hospedagem para um projeto.

É preciso contratar um servidor de hospedagem que possa atender as suas necessidades e para isso você saber quais são estas, antes de partir para a contratação. A dica é que você detalhe seu projeto ponto a ponto e veja quais são os recursos que você precisa para botar o projeto em prática.

Por isso, vamos listar abaixo os principais fatores para contratação de uma hospedagem de site, leia e anote tudo para não esquecer o que é necessário para contratar o serviço mais adequado para o seu projeto.

Confira abaixo nossas dicas:

Tipo de projeto

um projeto de ecommerce

O primeiro fator a ser considerado antes de partir para a pesquisa dos planos de hospedagem é saber qual é o tipo de site que você precisa para o seu negócio. Dessa forma, será possível escolher um plano que se adeque as suas necessidades.

Existem diversos tipos de projeto, como por exemplo, sites institucionais, lojas virtuais, blogs, sites de página única, portais de notícias, etc. Cada tipo de projeto possui um formato específico e por isso tem características distintas que devem ser observadas.

Uma loja virtual deve contar com recursos de segurança pra evitar roubos de dados e invasões ao sistema, já que um portal de notícias deve ter um sistema bem robusto, com muito espaço de armazenamento e alto limite de tráfego.

Como cada caso é um caso é preciso saber antes qual é o tipo de projeto você deseja levar a frente para já ter definido quais são os recursos mais necessários na hora de comparar os planos de hospedagem.

É importante também fazer uma estimativa do crescimento do seu site, e assim buscar a melhor opção para si. Um servidor de hospedagem que facilite a migração e seja escalável é ideal para projetos que estejam em pleno crescimento.

Disponibilidade

Já ouviu falar em uptime? Uptime é o termo usado no mundo da hospedagem de sites para definir a disponibilidade de um servidor. Em resumo, quanto maior for a taxa de uptime, menor será a chance do seu site ficar fora do ar.

Quem contrata um plano de hospedagem com uma taxa de uptime baixa pode ter muitos problemas, isso indica que seu site pode passar bastante tempo indisponível, o que é prejudicial a qualquer tipo de projeto.

É importante escolher um servidor com a maior disponibilidade possível. É claro, que praticamente nenhuma empresa de hospedagem oferece uma taxa de uptime de 100%, mas a maioria das principais concorrentes oferecem uma garantia de 99,9% de uptime, o que significa que dificilmente seu site ficará fora do ar.

Garantir que o servidor de hospedagem contratado tenha uma taxa de hospedagem altíssima é essencial para manter um projeto na internet e ter a oportunidade de vê-lo crescer com o passar do tempo.

Espaço de armazenamento e capacidade de transferência de dados

Muitos planos de hospedagem variam bastante quando o assunto é espaço de armazenamento no servidor e suas capacidades de transferências de dados. E checar esses dados é importante para poder prover para o seu projeto, de acordo com o que é realmente necessário.

Por isso é importante se atentar a esses detalhes. Hoje em dia, muitos planos possuem transferência ilimitada e boa capacidade de armazenamento e isso varia de acordo com a finalidade do projeto.

Dependendo do tipo de site que você planeja colocar no ar, é preciso saber quantos arquivos você deve colocar no seu servidor para saber quais são os planos que beneficiam seu site em armazenamento e transferência de dados.

Suporte técnico e atendimento

Contratar um servidor de hospedagem que tenha um bom atendimento e um suporte técnico ativo é essencial para resolver problemas de bate pronto e contar com auxílio especializado para tirar dúvidas ou fazer alguma alteração no painel de controle do seu servidor de hospedagem.

Então, o ideal é que você contrate uma empresa que ofereça um atendimento 24 horas por dia, que disponibilize vários canais de comunicação e que conte com um suporte técnico 24 x 7, que vise resolver problemas rapidamente e monitorar o seu servidor para eliminar qualquer brecha.

Outro ponto importante é checar qual é o idioma disponível para atendimento e suporte técnico. É importante saber se só há disponibilidade em inglês ou se existe também em português. É necessário ficar ligado nisso por que muitas empresas de hospedagem são estrangeiras, mas oferecem seus serviços também no Brasil.

Busque por uma empresa de hospedagem de sites que disponibilize vários canais de comunicação, como por exemplo, contato por telefone, redes sociais, chat online, e-mail, etc. Checar o tamanho da estrutura de atendimento e suporte técnico é essencial para contratar um bom serviço de hospedagem.

Custo-benefício

Outro ponto importante, principalmente para empreendedores que tenham uma capacidade de investimento limitada é avaliar o custo-benefício dos planos de hospedagem de sites, para saber qual plano atende seus problemas e possui um preço acessível.

Avalie e compare os recursos oferecidos por cada plano, a confiabilidade e a reputação de cada empresa no mercado e o preço cobrado, entre outros benefícios que você pode adquirir com a contratação de um tipo de hospedagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *