Dicas para economizar água no verão

Conheça estas dicas para economizar água no verão

No verão as pessoas costumam gastar mais água para se refrescarem elas passam mais tempo tomando banho, dão vários mergulhos na piscina e etc.

No entanto, essas pequenas ações são responsáveis por um grande desperdício de água. Para piorar segundo os dados revelados pelo o Departamento de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, o nosso  país é responsável por 36,4% desperdício de água.

Os principais responsáveis por este número são o desmatamento, indústrias, agronegócio e o uso residencial.  Esse alto consumo no futuro afetará a qualidade de vida das pessoas, por isso devemos nós preocupar agora e começar a poupar esse líquido.

Se você não sabe como siga algumas dicas para economizar água no verão que foram selecionadas.

Observe as principais dicas para economizar água

Economizar água ajuda a reduzir a conta no final do mês. Além disso, é uma maneira sustentável muito importante, por isso observe as dicas e comece a economizar imediatamente.

Reduza o tempo do banho

Para economizar água você deve adotar o hábito de tomar banho rápido, por exemplo, se uma pessoa gastar 5 minutos no banho ele economizará em média 25 litros de água.

Se você e sua família adotar esse hábito vão conseguir economizar bastante, o que consequentemente reduz a conta no final do mês.

Armazene água da chuva

Outra maneira eficiente de economizar é armazenar água da chuva, para fazer isso é necessário construir uma cisterna ou usar uma caixa grande de água. No entanto, é fundamental que recipiente fique tampado para prevenir contra a proliferação de mosquitos causadores de doenças.

Você pode usar a água da chuva para limpar o muro da casa, lavar o chão, usar na descarga e entre outros locais.

Use o gelo derretido

Quando você for limpar a geladeira não jogue fora as placas de gelo do congelador, remova cada uma e coloque para derreter em um balde.  A água que ficará no balde poderá ser usada para regar as plantas ou ser usada no vaso sanitário.

Reaproveite a água da máquina de levar

A água que você usou na máquina de lavar roupas pode ser armazenada em um balde e reaproveitada. Geralmente são gastos mais de 100 litros de água para lavar todas as roupas, essa quantidade de água pode ser usada na descarga do vaso sanitário, usada para lavar o carro ou quintal.

Cuide da piscina

Uma das principais dicas para economizar água no verão é cuidar bem da piscina. Geralmente ela perde em média 4 mil litro de água devido a evaporação.

Por isso, cubra com uma lona adequada para evitar o desperdício. Além disso, você está evitando a proliferação de insetos e mosquitos que podem aparecer quando a água está parada sem nenhuma cobertura.

Feche bem as torneiras

As torneiras são responsáveis por grande parte do desperdício de água, porque elas geralmente passam o dia e a noite pingando sem que ninguém perceba.

Esse pinga-pinga represente um gasto de 16 mil litros por ano, o que consequentemente acaba impactando no seu bolso. Por isso, é importante que você mantenha as torneiras bem fechadas e observe se ela está pingando.

Caso isso aconteça coloque um balde embaixo para evitar que água seja desperdiçada. Tente resolver o problema, caso não conseguir troque a torneira.

Reaproveite a água do ar-condicionado

Uma das melhores dicas para economizar água no verão ou em qualquer outra estação do ano, é fazer o reaproveitamento se você possui um ar-condicionado em casa pode aproveitar a água que é gerada pelo o funcionamento deste equipamento.

Coloque um balde ou uma bacia na saída do aparelho para armazenar a água, é possível encher um balde de 20 litros e você pode usar no vaso sanitário, mas ela não deve ser usada para regar as plantas.

Não é só no verão que devemos economizar água como hoje em dia os frios estão em baixo volume, é importantíssimo economizar o máximo possível. A economia é uma maneira sustentável de ajudar o planeta.

Conheça a Desentupidora Florianópolis Agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *