Como ser freelancer na área de produção de vídeos

Dicas para ser freelancer na área de produção de vídeos

Aprender como ser freelancer na área de produção de vídeos é uma excelente maneira de ganhar uma renda extra, atualmente os vídeos são a sensação do momento em qualquer rede social.

Além disso, o conteúdo audiovisual é um dos principais responsáveis pelo  tráfego mobile do mundo. Por este motivo, é que a área de produção de vídeos está em alta, mas para entrar neste mercado como freelancer é importante dominar muito bem os softwares de edição.

O que é freelancer

produzindo vídeos

O freelancer ou freela com é conhecido popularmente, é um profissional de determinada área que trabalha como autônomo prestando serviços para uma empresa ou pessoa.

Este profissional é favorecido em relação as questões tributarias e ainda tem a facilidade de encontrar serviços no mercado digital.  Atualmente encontramos vários profissionais que trabalham na modalidade de freelancer, por exemplo, músicos, jornalistas, redatores, fotógrafos e entre outros.

Atuar como freela é uma oportunidade para quem é especialista em determinada área e está com dificuldade para encontrar emprego, por conta da crise ou porque quer mudar de área.

No entanto, para atuar nesta modalidade você primeiramente deve ser uma pessoa bem organizada como autônomo e ter responsabilidade em tudo que envolve a sua vida profissional, por exemplo, prestar um bom serviço e entregar no prazo.  Isso é uma tarefa básica de como ser freelancer na área de produção de vídeos ou de qualquer outra área.

Dicas para ser freelancer na área de produção de vídeos

Se você entende um pouco de produção de vídeos e quer entrar no mercado freelancer, observe as dicas abaixo elas serão fundamentais para iniciar a sua carreira. Lembrando que em muitos casos vale a penas tentar trabalhar diretamente para uma produtora de vídeo, como a Movement Produtora.

Tenha um portfólio atualizado

Com no mercado digital não existe currículo impresso, sendo assim é importante que você tenha um portfolio atualizadoEle é sempre solicitado quando alguém quer contratar o seu serviço, mas como o contratante na maioria das vezes não tem tempo para assistir as suas produções, principalmente se forem longas o ideal é criar uma demo, ela deve ter todos os seus trabalhos bem editados.

Junte alguns vídeos e crie a sua apresentação e deixe disponível nas plataformas como Behance, Vimeo ou Youtube.

Crie o seu networking e busque receber indicações

A vida do profissional freelancer necessita de muito networking.  A sua renda mensal depende bastante do número de clientes que você tem, por isso é implorante ficar de olho nas oportunidades e também trabalhar para cria-las.

Você pode fazer isso através de networking e de indicações.  Portanto, sempre que for possível participe de eventos da sua área ou de encontros do tipo “roda de negócios”.  Sempre existem empresários que estão precisando de um profissional audiovisual.

Além disso, sempre entregue o serviço com qualidade e dentro do prazo que foi combinado.  Quando você atende bem os seus clientes eles poderão indica-lo para outras pessoas e dessa forma você estará conquistando mais pessoas.

Faça curso na área para ficar atualizado

Ser um freelancer de sucesso na área de produção de vídeos não é fácil, por isso é importante que você sempre esteja atualizado fazendo cursos nesta área. É importante dominar muito bem os softwares de edição mais modernos do mercado como Sony Vegas, Premiere Pro e Da Vici Resolve.

Esses programas de edição são fundamentais para criar grandes produções para o seu cliente. Fazer um serviço de qualidade é importante porque você está competindo com outros profissionais da área e também com agências e produtoras de vídeo.

Invista em bom equipamento

Para trabalhar com produção de vídeos é importante ter um bom equipamento, pois ele faz toda a diferença na hora de editar.  Um computador simples impacta bastante tanto na qualidade das suas edições quanto na entrega deles.

Por isso, importante ter um computador potente para melhorar o tempo gasto na produção do vídeo, porém não pense que comprar um computador é um gasto, mas sim um investimento na sua carreira.

Um computador bom precisa ter uma placa de vídeo boa, memória RAM e HD com bastante espaço para salvar os vídeos.

Tudo isso que você observou é importante na sua carreira, mas isso é apenas o básico para iniciar a iniciar no mercado.  No entanto, para aprender mesmo como ser freelancer na área de produção de vídeos e ter sucesso trabalhando nesta área é importante sempre estudar sobre edição e observar as tendências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *