Como Inbound Marketing pode alavancar seu negócio

Longe das propagandas tradicionais que costumamos ver por aí, o Inbound Marketing é uma estratégia que busca cativar o público, oferecendo não uma oferta ou promoção, mas sim, conteúdo de qualidade.

Hoje em dia a informação tornou-se uma moeda de trocas extremamente valiosa, ainda mais em tempos de internet. 

As pessoas querem saber mais sobre os assuntos e, por conta disso, milhões de pesquisas são feitas todos os dias.

Diante disso, já estava na hora das empresas modificarem as suas estratégias de divulgação, levando em conta o novo comportamento dos consumidores. Daí surge o Inbound Marketing.

No post de hoje, vamos falar mais sobre essa estratégia e como você pode usá-la para alavancar seu negócio. 

Continue nos acompanhando!

O que é esse tal de Inbound Marketing?

Também conhecido como “marketing de atração”, o Inbound teve origem em 2009, nos Estados Unidos, com a publicação do livro “Seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, por Brian Halligan e Dharmesh Shah.

Os autores enfatizaram que é possível atrair os clientes por meio de conteúdo relevante, sem interrompê-los, especialmente quando estão navegando na internet.

Na prática, isso significa que ao invés de uma propaganda invasiva sobre um determinado produto, como tacógrafo eletrônico, o Inbound Marketing produzirá um material informativo acerca do equipamento, ressaltando suas características e modos de uso.

Ou seja, o foco não está diretamente ligado às vendas, mas sim, para a conscientização de negócios na internet. 

Desse modo, a fidelização e a captação dos clientes são melhores, enquanto as vendas tornam-se uma consequência.

A estratégia é altamente eficaz, visto que 60% dos clientes afirmam ter uma visão mais positiva sobre a marca, após consumir o conteúdo, segundo pesquisas.

Além do mais, o Inbound Marketing consegue compartilhar informações interessantes a respeito de um produto ou serviço que, em muitos casos, o público nem ao menos conhecia ou sabia que tinha necessidade daquilo.

Por exemplo, ao explicar o que é o jateamento abrasivo, a empresa pode criar um interesse da audiência, especialmente de quem precisa limpar superfícies, mas não fazia ideia do que era o processo de jateamento.

O Inbound Marketing também apresenta muitos outros pontos positivos, entre os quais:

  • Preço de investimento mais barato do que o marketing tradicional;
  • ROI (Retorno sobre Investimento) altamente positivo;
  • Maior atração de visitantes para os websites da empresa;
  • Maior número de conversão de leads (potenciais clientes).

Não é à toa que as empresas estão cada vez mais interessadas no Inbound Marketing. 

Só no Brasil, cerca de 70% dos empreendimentos utilizam a estratégia e esse número só tende a crescer.

Mas, como eu posso aplicar o Inbound Marketing no meu negócio?

Há maneiras muito simples e eficazes para usar o Inbound Marketing na sua empresa. Por isso, se você ainda não aplicou a estratégia no seu negócio, não se desespere.

Abaixo, separamos algumas técnicas que podem te ajudar a produzir materiais com o uso do Inbound Marketing e ter ótimos resultados.

1 – Publicação de artigos em blogs

Os blogs são os grandes aliados na produção e compartilhamento de conteúdo relevante. 

Aliás, eles são as ferramentas mais usadas na estratégia de Inbound e do Marketing de Conteúdo.

De forma resumida, você pode criar artigos sobre seus produtos ou serviços e publicá-los diretamente no blog da empresa. 

Assim, caso você queira falar sobre a instalação de uma rosca transportadora helicoidal, basta escrever um texto interessante ao seu público.

Pesquisas na área de marketing digital apontam que as organizações que usam os blogs conseguem aumentar em 97% o número de visitantes para o website corporativo. 

Por isso, ter um blog é quase que uma prioridade para o Inbound Marketing.

2 – Aplicação do SEO

O SEO (Search Engine Optimization) faz parte de um conjunto de técnicas que ajudam o seu site ou blog a aparecer entre os primeiros resultados de busca no Google, ou em demais buscadores.

A otimização pode ser feita em conjunto com a produção de artigos para o blog, pois uma das características básicas do SEO é o uso de palavras-chave ao longo dos textos, com os termos mais procurados pelos usuários.

Assim, ao tratar de decalque do chassi, por exemplo, você pode usar as palavras-chave mais buscadas e melhorar o ranqueamento da sua página.

Vale dizer que o Google, assim como os outros buscadores, também leva em conta a relevância do conteúdo. 

Por isso, não deixe de produzir algo de qualidade, para que os leitores se sintam atraídos e contemplados com as suas informações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *