Como Funciona Portabilidade de Plano de Saúde

portabilidade plano saude
Portabilidade de plano de saúde

Muitos brasileiros em busca de melhores condições de saúde contrataram planos de saúde nas ultimas décadas. Muitos desses planos são caros e não cobrem algumas das nossas necessidades. Nesse artigo vamos te ensinar como fazer a portabilidade de plano de saúde, para que você consiga um plano com o melhor custo beneficio.

Essa crescente busca por planos de saúde baratos se deu pela falta de abrangência, eficiência e qualidade dos serviços públicos de saúde. Ademais, a presença de diversas empresas no ramo de saúde privada, e coberturas mais eficientes fizeram com que as pessoas se sentissem mais seguras caso precisem dos serviços.

O que é Portabilidade de Plano de Saúde?

A portabilidade de plano de saúde é quando você decide mudar de plano, seja para um com maiores coberturas ou mais barato. Ademais, essa troca ocorre sem tempo de carência, que quer dizer que logo que houver a troca você imediatamente estará coberto pelo novo plano.

Quando falamos de carência em planos de saúde, estamos nos referindo ao um período que o cliente fica sem acesso as coberturas do plano. Esse período ocorre a partir do momento de contratação e sua duração varia dependendo do contrato.

Esses prazos variam de 24 horas para urgências, e até seis meses para exames e consultas. Contudo, ao declarar doença ou lesão já existente o cliente adquire uma Cobertura Parcial Temporária.

Essa cobertura da direito a cirurgias e procedimentos muito complexos, para essas condições pré-existentes. Aliás, essa cobertura pode se estender por até dois anos. Ademais, a portabilidade pode ser adquirida pela mesma empresa prestadora de serviços ou por outra.

Há também apenas a alteração de planos, por exemplo, individual para familiar, ou para coletivo, ou empresarial. Contudo, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), faz alguma exigência quanto a portabilidade de plano de saúde.

Vantagens e diferenças da portabilidade do plano de saúde!

Dentre as principais vantagens de se fazer esse processo de portabilidade do plano de saúde está à falta do período de carências. O que deixa o cliente assegurado dos serviços, independentemente do tempo em que adquiriu o plano.

Há também quem confunda portabilidade com migração e adaptação que são coisas diferentes. A portabilidade ocorre, quando o cliente decide mudar de empresa ou de plano contratados.

Já a migração é quando o cliente assina outro contrato com a mesma empresa, para um novo plano, mas com coberturas iguais ao atual. Geralmente ocorre apenas uma troca de nome dos planos. Aliás, nessa modalidade não a tempo de carência.

Contudo, na adaptação o corre a troca de contratos, mas o novo contrato amplia as coberturas do cliente, seguindo as especificas da ANS. Nesse caso também não há necessidade de cumprir tempo de carência.

Como fazer a portabilidade de um plano de saúde?

Para iniciar o processo de portabilidade é imprescindível que você se encaixe nos requisitos a seguir:

  • Seu plano ter sido contratado a partir de 1999
  • O prazo de carência já deve ter sido cumprido
  • O tempo de contrato já deve ter mais de dois anos
  • Se o seu plano for classificado como CPT a permanecia no plano deve se estender a três anos.

Se você cumprir os itens acima, o próximo passo é consultar o guia da ANS, e encontrar um plano compatível com o seu. Ademais, entre em contato com a empresa prestadora do serviço e solicite uma proposta.

Reúna os documentos necessários e comprobatórios listados. Após assinada a proposta deverá ser encaminhada a empresa que terá 20 dias para emitir parecer aceitando ou negando o pedido de portabilidade.

Conclusão – Portabilidade de Plano de Saúde

Como vimos fazer portabilidade de plano de saúde não é tão complicado como parece e ainda traz o benefício de nos manter assegurados durante o processo. A saúde é indispensável para a nossa vida, portanto investir em planos de saúde tem apresentado um ótimo custo beneficio.

Aliás, converse com a empresa contratado e descubra planos novos que se adequem melhor a suas condições. Veja os requisitos necessários e peça a sua portabilidade.

Gostaria que mais pessoas se beneficiassem deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *