Como fazer um bom planejamento na busca de um imóvel

Quer conquistar o seu imóvel sem surpresas negativas ou arrependimentos? Então, confira algumas dicas essenciais para planejar todos os passos necessários para o seu investimento.

Para isso, é necessário, antes de mais nada, organizar o seu orçamento e definir qual tipo de propriedade você poderá comprar sem comprometer um grande percentual da sua renda. Além disso, traçar metas, estabelecer prazos e economizar dinheiro são ações fundamentais.

Uma boa forma de otimizar esses processos é apostar e uma planilha online para inserir todos os gastos fixos mensais, despesas e gastos variáveis.

Assim, fica mais fácil observar onde você poderá economizar para garantir a sua primeira casa ou apartamento próprio.

Sem dúvidas, investir em um apartamento no Ecoville é uma grande conquista que exige disponibilidade de tempo, organização e planejamento.

Siga com a gente e confira, no artigo abaixo, algumas dicas essenciais para planejar a compra do seu imóvel.

Pesquise o mercado

Após analisar o seu caixa pessoal, é hora de externar os estudos e observar a situação atual do mercado imobiliário – um setor muito impactado pelas condições políticas e econômicas do país.

Para isso, leia sobre o assunto, analise o valor do metro quadrado nos bairros do seu interesse, descubra as condições de pagamento disponíveis e cheque a reputação das instituições financeiras e construtoras.

Veja também: Técnicas para vender imóveis

Analise os meios de pagamento

Sobretudo, um dos passos cruciais na hora de comprar um imóvel é a escolha dos meios de pagamentos.

Se você conseguiu poupar dinheiro suficiente para pagar a sua nova propriedade à vista, isso é maravilhoso.

Caso este não seja o caso, procure financiá-lo com o menor número de parcelas possíveis. Além disso, é preciso destacar que a compra de um imóvel envolve várias outras taxas e impostos, e é necessário reservar um dinheiro para arcar com eles.

Se a sua escolha for comprar uma casa ou apartamento diretamente com a construtora, verifique o valor dos juros, parcelas e taxas adicionais. Nesse momento, evitar surpresas e sentir segurança nas negociações é essencial.

Escolha entre um imóvel novo ou usado

De fato, os imóveis novos e usados têm lá os seus prós e contras. Por isso, o ideal é avaliar cada um dos formatos de acordo com as suas preferências e necessidades.

Se por um lado, os condomínios modernos contam com áreas de lazer, piscinas e academias, por outro, os terrenos desse formato costumam ser menores, bem como a metragem dos apartamentos.

Em contrapartida, as construções antigas não são tão bem equipadas, mas contam com espaço amplo e maior possibilidade de reformas e instalações necessárias.

Ou seja, nesse caso, para não errar na escolha, o ideal é levar em conta o seu estilo de vida e a sua situação financeira.

Atenção à localização

Não dá para negar que a localização é um dos fatores essenciais na compra de um imóvel, isso porque, escolher um bairro seguro e conveniente pode facilitar o seu dia a dia, evitar longos deslocamentos e contribuir significativamente para a sua qualidade de vida.

Por isso, mais uma vez, observe o seu estilo de vida. Por exemplo, caso utilize o transporte público para trabalhar, pesquise sobre as linhas de ônibus e metrô da região. Caso tenha filhos pequenos, verifique a presença de escolas infantis. Se costuma andar muito a pé, observe a rede de comércio ao redor.

Analise a documentação do imóvel

Assim que escolher o imóvel que será o seu mais novo lar, não deixa a empolgação tomar conta, ao invés disso, faça uma negociação cautelosa e verifique se toda a documentação, bem como os impostos da propriedade escolhida estão em dia, principalmente, em caso de imóveis usados.

Esse processo é crucial para evitar dores de cabeça ou prejuízos futuros. Neste momento, contar com um auxílio profissional como o de um advogado ou agente imobiliário pode ser um grande facilitador.

E você, gostou de descobrir por que o planejamento é tão importante para garantir um imóvel? Se esse artigo foi útil para você, compartilhe-o em suas redes sociais.

Com certeza, essas informações podem ajudar muitas pessoas que desejam comprar um apartamento no Bigorrilho ou em qualquer outra localização.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *