Como aprender uma linguagem de programação

No início, muitas pessoas ficam presas a decidir qual a linguagem eles devem aprender. PHP? Ruby on Rails? Delphi? O Python e o Django?  Tantas opções, tão pouco tempo para aprender todas.

Linguagens de programação

Infelizmente, as universidades brasileiras da área de computação, trabalham de forma genérica e ineficaz as linguagens de programação, forçando o aluno a trabalhar superficialmente com diversas linguagens, mas nunca indo a fundo em cada uma delas.

Se você já conhece uma linguagem de programação a fundo, não é difícil fazer a transição para um novo. Significa que você está se tornando mais maduro com linguagens de programação, focando na compreensão de fundamentos de programação. Em essência, aprender a aprender.

Uma vez que você tem uma base sólida, você pode facilmente transição para novas linguagens, estruturas e tecnologias.

Aprenda os fundamentos

Tudo isso dito, você deve se concentrar em uma linguagem/framework para iniciar.

Com tantos linguagens disponíveis e tantas linguagens e frameworks sendo lançados, pode ser difícil saber qual escolher.

Para muitos, o Ruby é uma excelente escolha.

PHP é legível e eficiente, tornando muito mais fácil para ficar confortável com o que alguns outras linguagens. É também de fonte aberta, assim você terá acesso a uma abundância de ferramentas e de uma comunidade de outros desenvolvedores, tudo de graça.

E talvez o mais importante, é flexível e fácil de se trabalhar. Existem cursos da B7 Web, que ensinam PHP do Zero ao Profissional 

Use Ferramentas

No mundo real, você será cobrado não apenas pela qualidade do software entregue, mas também pela sua produtividade. Então, o que você quer fazer, desde o início, é utilizar ferramentas reais para otimizar seu trabalho.

Você precisa usar as ferramentas que engenheiros de software utilizam. Isso vai tornar muito mais fácil a transição para um total de tempo de função e participar de uma equipe.

Pratique sempre que possível

Um bom desenvolvedor também é aquele que tem experiência prática e não apenas a parte teórica. Você não pode se tornar um desenvolvedor de software depois de 10 horas de prática. Simplesmente não é possível.

O mais interessante na aprendizagem, é também aprender fazendo, na prática, o que é um diferencial do curso do Bonieky Lacerda. Isso significa dedicar algum tempo para aperfeiçoar o seu novo ofício. Você deve reservar uma quantidade significativa de tempo, a cada dia, a cada semana, para a aprendizagem.

Estude o código de outras pessoas

Outro aspecto importante de se tornar um engenheiro de software é aprender a ler o código de outras pessoas.

Você pode fazer isso procurando através de repositórios como o próprio GitHub, e olhando através de documentação.

Ao aprender a ler o código, você vai ser capaz de entender o que está acontecendo e como um programa está funcionando. Além disso, em atividades de correção de erros, ou na depuração de código, você irá ter grandes benefícios ao aprender essa técnica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *