Calvície: como esse problema pode acabar com a autoestima do homem moderno

Calvície

Atualmente, cerca de 30% dos homens acima de 30 anos apresentam algum nível de calvície. Aos 50 anos, esse número sobe para 50%, e, aos 70 anos, mais de 80% dos homens já estão calvos. Muito se engana quem pensa que esse tipo de situação é bem aceita pelo homem. Isso porque os cabelos são parte importante da estética pessoal, e a ausência deles pode desencadear sérios problemas em relação à autoestima.

Por que acontece a calvície?

A calvície pode ser desencadeada por diversos fatores. O mais comum é a obstrução dos folículos capilares ou mesmo a morte das células capazes de produzir os fios de cabelo. A razão de ser uma situação muito mais comum em homens é o fato de que a testosterona tem total relação com a queda dos cabelos, uma vez que enfraquece todo o sistema de produção dos fios, que vão ficando cada vez mais finos até que param de crescer.

A calvície acontece em maior parte por conta de tendências genéticas do homem, porém alguns hábitos em especial podem desencadear o processo da queda de cabelo. Dentre eles, o fumo e os maus hábitos alimentares. Além disso, o estresse também pode causar quedas de cabelo, bem como o embranquecimento dos fios.

Implante capilar

Uma das maneiras mais eficientes no que diz respeito a reverter a calvície é o implante capilar. Trata-se de um procedimento no qual o médico dermatologista faz um enxerto das regiões calvas do paciente. Para isso, são utilizados fios de cabelo do próprio paciente, ou seja, fios naturais que são retirados de áreas específicas, chamadas de regiões doadoras.

Essas regiões costumam ser próximas da nuca, onde está a maior parte de fios saudáveis que podem ser utilizados no implante capilar. Após o enxertos, os fios auxiliarão na formação de novos folículos capazes de gerar novos fios saudáveis.

Um fato bastante interessante é que se o homem já for completamente calvo isso não é um impeditivo para realizar o procedimento. Isso porque, embora o ideal seja utilizar fios de cabelo retirados da região da cabeça, é possível utilizar cabelos de outras regiões do corpo, como os braços. Sendo assim, o tratamento consegue ser eficaz para calvícies em diferentes níveis.

Em termos de resultados, o implante capilar é extremamente funcional. Tanto que seus resultados são vistos logo após o término do procedimento. Com o passar dos dias, a tendência é que os fios transplantados caiam para dar espaço a novos fios saudáveis. Assim, em um período de 3 a 6 meses, a depender da velocidade de crescimento capilar de cada indivíduo, surgirá o resultado final do implante capilar.

Embora o custo do implante capilar possa parecer alto, o benefício de seus resultados tende a valer muito a pena. Isso porque o homem consegue retomar a sua autoestima, que havia sido perdida com a queda dos cabelos. Por isso, se você sofre de calvície, pode ser interessante cogitar a ideia do implante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *