Ar-condicionado pingando: como resolver

O ar-condicionado pingando nem sempre é normal. Esse aparelho que antes era visto apenas como um objeto de luxo nas residências mais nobres, hoje é de fundamental importância na casa de qualquer pessoa. Como nós moramos em um país onde o clima é tropical, em algumas regiões o ar-condicionado é quase obrigatório.

No entanto, como o uso dele é constante é importante que sempre passe por uma manutenção para evitar problemas de gotejamento, que acontece bastante.

Muitas pessoas estão passando por esse problema e não sabem como solucioná-lo. Por isso, vamos mostrar algumas dicas de como você pode fazer para resolver esse problema caso também esteja passando pela mesma situação.

Dicas para solucionar o problema de ar-condicionado pingando

Para ajudá-lo a resolver esse problema, selecionamos abaixo algumas situações que acontecem geralmente para que você tenha uma ideia de como solucionar.

Pingando por erro na instalação

O seu ar-condicionado está instalado há poucos dias ou meses e já está pingando água pela parte da frente. Geralmente as falhas podem ser:

  • Ligação de vários equipamentos na mesma tubulação.
  • Utilização de mangueiras estranguladas ou sem caimento.
  • Evaporador mal posicionado na parede.

Ar-condicionado jogando água para dentro

A falta de limpeza no ar-condicionado é um dos principais motivos de vazamento de água. Os filtros de ar com a utilização do aparelho vão sujando e essa sujeira faz com que esse problema aconteça.

Se isso está acontecendo no seu ar-condicionado, provavelmente é devido ao acúmulo de sujeira e uma boa manutenção irá resolver o problema. Além disso, a limpeza regular dos filtros de ar do aparelho é essencial para que o ar tenha  qualidade e evite problemas respiratórios ou alergias.

Dreno da água entupido ou obstruído

O seu ar-condicionado pode estar pingando por causa do dreno. A drenagem é um sistema do seu ar-condicionado que pode vir a entupir com o tempo por conta da sujeira, pois essa sujeira cria um lodo no seu interior que provoca entupimento na tubulação do dreno de água, jogando assim essa água para dentro do ambiente.

Gotejando por causa do dreno pequeno

O ar-condicionado com drenagem de diâmetro pequeno pode provocar um enorme problema. Alguns técnicos usam a tubulação de drenagem com o seu diâmetro menor. E com isso, ocorre o vazamento de água para dentro do seu ambiente, pois a tubulação com drenagem menor do que o recomendado não consegue realizar o seu trabalho perfeitamente, isso quer dizer que a drenagem não será bem sucedida como você esperava.

Pingando por causa da temperatura externa

Se a temperatura exterior estiver muito fria, o ar pode ficar mais úmido que o normal, fazendo com que o aparelho acumule mais água.  Isso acontece porque a evaporação não ocorre normalmente por causa do clima que está frio.

Por conta do clima, o vazamento de água pela frente do ar-condicionado é comum, sendo assim, não é preciso se preocupar, pois o gotejamento irá acabar quando a temperatura externa voltar a subir novamente. Para evitar este tipo de problema no seu aparelho, saiba qual é a temperatura ideal para aliviar o calor sem prejudicar a saúde.

O problema de ar-condicionado pingando é algo comum quando o aparelho está com defeito ou não passa por uma manutenção regular. Portanto, para resolver qualquer situação no seu aparelho é recomendável chamar uma equipe especializada em manutenção de ar-condicionado. E pensando nisso, sugerimos uma empresa especializada em instalação e manutenção de ar-condicionado, aquecedores e rede de gás em Curitiba que pode ajudar você sempre que precisar. Não tente fazer nada por conta própria porque você pode danificar o aparelho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *