5 dicas para decorar sua cozinha

Conheça estas dicas para decorar sua cozinha

Está decorando ou redecorando a sua cozinha e precisa de uma mãozinha? No post de hoje vamos dar 5 dicas e inspirações para decorar sua cozinha e deixá-la como sempre sonhou.

A cozinha é o coração da casa, espaço para preparar alimentos e compartilhar bons momentos, não é mesmo? E por isso ela merece uma atenção especial na hora de pensar na sua decoração. Confira algumas dicas de como pequenos detalhes podem fazer toda a diferença e deixar sua decoração aconchegante, charmosa e funcional. Conheça a LZ Móveis de Curitiba.

Escolha o revestimento ideal

Os revestimentos podem criar um efeito incrível na decoração da cozinha. Hoje, além dos azulejos, existem diversos outros tipos de revestimentos, entre eles, pastilhas de vidro, papel de parede, ladrilhos, mosaicos, mármore, madeiras, porcelanato, pedras e cimento queimado. Dentro disso, ainda existe uma infinidade de cores, acabamentos e afins.

Pesquise sobre os prós e contras de cada um e aposte no que fizer seu coração – e seu bolso – se apaixonarem. Aproveite para brincar com as cores e não se esqueça de harmonizar o revestimento com o restante da decoração da cozinha.

Aposte nas luminárias pendentes

Além de auxiliarem na iluminação, as luminárias também fazem toda a diferença na decoração da cozinha. Existe uma grande variedade delas no mercado, de diversos tamanhos, formatos e cores.

Escolha a que melhor se adaptar e harmonizar com seu ambiente. Uma dica é apostar em luminárias pendentes de cores vivas. Ela pode ser colocada suspensa, em cima do balcão, da mesa de jantar ou, ainda, no centro da cozinha, para auxiliar na iluminação do fogão/cuba.

Plantas na decoração da cozinha

Sim, as plantinhas caem bem inclusive na cozinha! Tendência urban jungle, elas embelezam e dão um toque todo especial ao ambiente. E não param por aí: especialistas afirmam que algumas espécies podem melhorar a energia do ambiente. Tudo de bom, né?

As plantas podem ser escolhidas de acordo com o tamanho da sua cozinha e com as condições dela.  Elas podem ser colocadas próximas a janelas, em prateleiras, em cima de balcões ou onde você achar que fica mais bacana. Também vale fazer hortinhas suspensas – ótimas para cultivar temperinhos -, jardim vertical e até pequenos arranjos, decorando sua cozinha.

Não se esqueça de avaliar se as condições da sua cozinha são propícias para o cultivo de plantas. Verifique questões como ventilação, luminosidade, temperatura e mantenha as plantinhas sempre longe do calor do fogão.  A partir daí, escolha uma planta que melhor se adapte ao local. As suculentas, por exemplo, se adaptam facilmente a ambientes, desde que não sejam úmidos.

Prateleiras na cozinha

A prateleira é outra tendência que nunca sai de moda. Simples e estilosa, ela traz leveza e ajuda a ampliar o espaço. Elas são perfeitas para colocar pequenos objetos de decoração, vasos de plantas, utensílios de cozinha, taças, louças, potes com mantimentos ou que você quiser que apareça e ajude a decorar o ambiente.

Uma dica bacana é aproveitar espaços livres na cozinha para colocar prateleiras. Elas podem ser compradas prontas ou você mesmo pode fazer. Aposte em formatos diferentes e cores vivas para dar um destaque maior a elas.

Aposte em quadros e objetos decorativos

use quadros na parede da cozinha

Sabe aqueles quadrinhos decorativos com frases legais? Eles estão super em alta e trazem um tom de descontração e um charme todo especial à cozinha. Aposte em composições alegres e cores.

Você pode colocá-los em uma parede, em cima de uma prateleira – enfileirando-os lado a lado – ou em nichos, intercalando com outros objetos de decoração. Ficam uma graça!

Outra dica legal para compor o ambiente e trazer mais descontração é colocar pequenos objetos de decoração de sua preferência em nichos e prateleiras da cozinha. Para maior durabilidade dos quadros e objetos, evite colocá-los em áreas mais úmidas, como perto da pia, ou que possam receber gordura e fumaça, como próximo ao fogão.

Quem também conquistou seu espaço nas cozinhas são as paredes de lousa – ou paredes de quadro negro, como também são conhecidas –, que dão muita personalidade ao ambiente e ainda contam com a possibilidade da customização.

Você pode usar a parede de lousa para soltar sua imaginação e deixar a cozinha com sua cara! Vale desenhar uma tipografia bacana, anotar alguma frase de inspiração ou divertida, uma receita ou simplesmente sua lista de compras. Você também pode utilizá-la como mural de recados, de fotos, organizador de tarefas e o que mais quiser.

As paredes de lousa podem ser feitas com papel contact preto ou pintando a parede com tinta fosca preta.

E você, já utiliza alguns desses recursos na sua decoração? Tem algum outro que acha bacana? Conte para a gente aqui nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *