5 dicas de como reformar sua casa gastando pouco

Quando percebemos a necessidade de uma reforma, ou queremos mudar alguma coisa em casa, logo já vem à cabeça todos os gastos envolvidos.

Isso faz muitas pessoas desistirem, até porque toda reforma tem um custo. Mas, é possível sim, investir em uma nova roupagem para a sua casa, gastando pouco.

Por isso, se você tem vontade de mudar o visual da casa, mas está preocupado com o preço da reforma, esse post é para você!

Abaixo, confira 5 dicas de como reformar a sua casa gastando pouco.

1 – Use o mesmo material em vários cômodos da casa

Uma maneira de economizar com a sua reforma é comprar o mesmo material para toda a casa (ou pelo menos, para grande parte dela).

Por exemplo, se você deseja ter um ambiente mais aconchegante e acolhedor, com revestimentos em madeira, o preço dos tacos pode sair bem mais em conta, ao optar pela aquisição de mais peças.

Daí é só adquirir outros recursos de instalação, como grampeador para madeira, que pode ser essencial na hora de confeccionar um outro artigo, com o material excedente.

A mesma ideia pode ser aplicada para revestimentos em parede, inclusive as tintas. 

Normalmente, os galões de 18 litros de tinta têm um custo-benefício muito melhor, em comparação com as latas de 3,6 litros, ou até menores.

Além disso, importante destacar que ambientes pequenos, como apartamentos, dão a impressão de serem mais amplos, quando a mesma cobertura é aplicada em todos os cômodos.

Porém, no caso de tintas, vale a pena investir nas cores neutras, como branco, areia e gelo, já que nem todos os cômodos ficam bons com cores muito chamativas ou escuras.

Ademais, certas áreas da casa realmente não comportam os mesmos revestimentos, como a lavanderia e o banheiro, por exemplo.

Afinal, são ambientes que precisam de mais proteção, especialmente em relação a impermeabilidade.

Por conta disso, verifique quais são os espaços que podem compartilhar o mesmo material.

2 – Construa os seus próprios artigos de decoração

O DIY (Do It Yourself, ou em tradução, “faça você mesmo”) tornou-se uma tendência nos últimos tempos, especialmente para a decoração de casas.

Isso porque além de gastar pouco, quando fazemos nossos próprios artigos decorativos, conseguimos deixar a casa com a nossa cara, colocando a nossa personalidade naquilo que estamos fazendo.

Assim, você mesmo pode criar um revestimento para parede usando uma película antivandalismo para carros, vinis antigos, pôsteres, entre outros objetos que seriam descartáveis.

O DIY também é uma maneira de contribuir com o meio ambiente e reduzir o descarte de materiais. Ou seja, mais do que decorar, você também está contribuindo com o meio ambiente e com a sustentabilidade.

O importante é usar e abusar da criatividade!

3 – Use vasos com plantas na decoração

Os vasinhos de plantas sempre foram os queridinhos da decoração. Mas, muita gente acaba se esquecendo do quanto eles contribuem para alegar e melhorar o ambiente, e o melhor: são bem baratinhos.

Você pode optar pela decoração com:

  • Plantas suculentas;
  • Vasos com flores;
  • Samambaias penduradas;
  • Pequenos ecossistemas.

Vale dizer que as flores e as folhagens têm poder de preencher os espaços da casa, renovar as energias e melhorar a climatização do ambiente.

Além disso, você pode usar os vasos para tapar algumas imperfeições, ou até mesmo itens que você deseja “esconder” das vistas, como uma tomada 20 amperes, fios e buracos na parede.

4 – Personalize os artigos de segurança

Dá para aliar beleza e segurança na decoração da sua casa. Por exemplo, você pode colocar enfeites na tela de proteção para gatos da janela, enfeitando o ambiente, sem abrir mão da tranquilidade.

Importante destacar que, não só as telas de proteção, mas alguns outros artigos de segurança, como tapetes antiderrapantes, vedadores, tampas de quinas, entre outros, também podem ser decorados.

Assim, como os artigos DIY, o segredo é usar a criatividade para confeccionar uma decoração personalizada e bonita.

5 – Contrate uma mão de obra de confiança

Mas, se a sua casa está precisando mesmo é de uma reforma estrutural, sem condições de fugir de uma obra, a melhor forma de economizar é contratando profissionais de confiança.

Afinal, você terá segurança de que o serviço está sendo bem feito e, ao mesmo tempo, a cobrança é justa.


Fora que, os profissionais de qualidade não costumam enrolar com os prazos de entrega, cumprindo com assertividade o cronograma de obras.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *